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sábado, 19 de novembro de 2011

Análise de "O papel da Internet no processo de construção de conhecimento" de Cidália Neto (2006)

Após a análise da dissertação de Mestrado de Cidália Neto (2006) intitulada O papel da Internet no processo de construção de conhecimento reflecti sobre a sua metodologia de recolha de dados. Sendo um processo de investigação científica, na décima terceira página, a autora apresenta os objectivos do estudo e a sua pertinência para a sociedade actual:

·         Verificar as condições de acesso à Internet (professores e alunos).

·         Caracterizar a relação de professores e alunos com a Internet, numa perspectiva comparativa.

·         Analisar as representações dos dois grupos, no que respeita à Internet e ao seu papel na sociedade, em geral, e na educação formal, em particular.

·         Averiguar a forma como os alunos realizam uma pesquisa na Internet.

Cidália Neto (2006) refere que o seu estudo visou dois tipos de sujeitos, professores e alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e em que pode

·         Verificar a facilidade de acesso (ou não) à Internet.

·         Apurar as razões de uma fraca navegação na Internet (se for o caso).

·         Verificar a frequência de acesso à rede.

·         Identificar os interesses que motivam o acesso à rede.

·         Caracterizar a relação dos dois grupos com a Internet, em termos técnicos.

·         Identificar as representações que os actores educativos têm acerca dos conteúdos presentes na Rede e sua organização.

·         Verificar o grau de importância atribuída à Internet.

·         Aquilatar o grau de confiança relativamente aos conteúdos que circulam na Internet.

·         Comparar as perspectivas e práticas dos dois grupos alvo”. (Cidália Neto:2006:p.74)

A autora avançou mais ainda nos objectivos colocados aos professores pretendo: “Caracterizar a relação dos alunos com a Internet, sob o ponto de vista dos professores, em termos técnicos e cognitivos e Verificar se os professores ajudam os alunos nas suas pesquisas realizadas na Internet”. (Cidália Neto:2006:p.75)

No que concerne aos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário a autora apenas refere que irão ser utilizados dois questionários, um para aplicar aos professores e outro para aplicar aos alunos mas não é explicitado nenhum tipo de forma de enunciação administração, apresentação do questionário. Contudo caracteriza claramente a amostra referindo que a sua investigação terá lugar em três escolas do Distrito do Porto (Escola Secundária de Lousada; Escola Básica 2,3 da Agrela e Escola Secundária de Felgueiras) e duas Escolas dos distrito de Bragança (Escola Secundária de Carrazeda de Ansiães e Escola Básica 2,3 de Vila Flor.  Na caracterização da amostra é mencionada a aplicação de  110 questionários nos docentes e 350 questionários alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico “A faixa etária dos alunos inquiridos situa-se entre os 13 e os 15 anos, frequentando todos o oitavo e o nono anos de escolaridade”. (Cidália Neto:2006:p.66)

Cidália Neto (2006) não clarifica o método usado na definição da amostra. Segundo Alda Pereira, Investigação e métodos quantitativos, permito-me afirmar que a autora segue uma amostragem não probabilística, uma vez que a selecção dos sujeitos não é realizada de forma aleatória. Para definição da amostra parece ter pesado a vontade dos professores em colaborar nos inquéritos com os alunos e colegas e a existência de computadores com acesso à internet para uso dos alunos. A amostra representa-se a si própria propiciando uma baixa representatividade da amostra da população. Parece claro que a autora usa uma amostra por conveniência colocando até em causa o seu estudo. Será que este estudo se poderá aplicar a uma amostra no Norte, Centro e Sul do país obtendo os mesmos resultados? Poerá haver uma generalização dos resultados?

No seguimento do seu processo de investigação a autora sujeita o seu questionário a uma validação prévia referindo: “A fim de validar o questionário, foi elaborada uma primeira versão e submetida à apreciação de 20 alunos e 10 professores. As dificuldades, dúvidas e sugestões dos intervenientes permitiram corrigir aspectos de forma e conteúdo. Assim, foi reformulada a redacção das questões 11 e 12 e acrescentados tópicos às opções da pergunta 12”. (Cidália Neto:2006:p.66)

No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário Cidália Neto refere: Os dados foram tratados e analisados tendo em vista os objectivos de investigação previamente definidos. Para análise estatística recorreu-se ao programa de computador Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que útil, na sua perspectiva percentual. ”. (Cidália Neto:2006:p.67)


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