A autora parece basear a sua metodologia de investigação nos seguintes pontos:
- Problema
- Questão/Hipótese
- Objetivos da Investigação
- Revisão da Literatura
- Definição e Fundamentação da Metodologia
- Recolha de Dados
- Análise de Dados
- Conclusões
Ana Paula Alves, enquanto docente, debateu-se com o problema de fraca adesão dos seus alunos à elaboração de portefólios em formato de papel. Na sua tese de investigação, depois de abordado o problema levanta uma Questão/Hipótese:
“Será viável e adequada a implementação de um programa de portefólios de Matemática suportado pela tecnologia Moodle, a turmas de alunos do ensino básico?” (p.110)
Para prosseguir o seu estudo estabelece de forma clara e concisa os objectivos da sua investigação:
“1. Como é que se pode organizar e implementar um programa de e-portefólios no contexto da disciplina de Matemática?
2. Como se desenvolverá a participação e o envolvimento dos alunos na construção do respectivo e-portefólio?
3. Que vantagens/desvantagens poderão estar associadas à selecção do ambiente Moodle na aplicação do programa de e-portefólios no contexto da disciplina?” (p.110)
Ana Paula Alves cita fontes relevantes para o tema em análise procedendo à revisão de literatura.
A investigadora descreve o seu projecto de investigação referindo que a metodologia que mais se aplica à sua investigação é o estudo de caso, uma vez que procura responder a questões “como” e “porquê”. A tese parece seguir um paradigma interpretativo, uma vez que Ana Paula Alves se encontra no ambiente onde decorre a investigação procurando explicar a reacção do objecto de estudo (alunos de uma turma) à nova metodologia e interacção em sala de aula. Partindo do pressuposto referido, poder-se-ia concluir que a investigadora elaborou um estudo qualitativo. Contudo, Ana Paula Alves, não hesita em recorrer a outro tipo de procedimentos metodológicos tal como a aplicação de questionários.
Os métodos de recolha de dados da investigação reportam à observação participante; aos documentos produzidos pelos alunos; aos registos automáticos dados pela plataforma Moodle; e ao questionário de opinião proporcionado aos alunos.
Passada esta fase, Ana Paula Alves procede à análise dos dados cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (observação participante, documentos produzidos pelos alunos, registos automáticos da plataforma Moodle, e questionários de opinião preenchidos pelos alunos) daí retirando conclusões.
Sem comentários:
Enviar um comentário